terça-feira, 1 de junho de 2010

O que significa Ebenézer?

Ebenézer é uma palavra hebraica 'Even ha-`ezer = "pedra de ajuda", também era uma aldeia de efraim, mas podemos perceber outro significado se acompanharmos uma parte da história do povo de Israel:


O livro de I Samuel cap.2 relata um povo que não honrava ao Senhor como devia, a ponto de acharem que eram bons o suficiente para vencerem sem a honra de Deus, foram à batalha contra os filisteus e mesmo sendo derrotados não se converteram genuinamente ao Senhor, ao pior, levaram a arca da aliança para o campo de batalha como se fosse um simples amuleto para dar sorte, foram derrotados novamente e tiveram sua arca capturada pelos filisteus. Passaram-se muitos anos de servidão aos filisteus e de aceitação a seus deuses estranhos, praticamente uma geração cresceu sem o verdadeiro conhecimento de Deus, porém, mais uma vez a palavra do Senhor veio para libertar os cativos:


(I Samuel 7:3) - Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.


O povo ouviu a palavra do Senhor e entendeu que não basta sacrificar ao senhor e ter o coração servindo a outros ídolos, Ele vê e quer o coração convertido. E assim sendo não foi preciso muito esforço para derrotar os filisteus no mesmo lugar onde tinham fracassado anteriormente, pois a guerra é do Senhor dos Exércitos.


(I Samuel 7:10) - E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
(I Samuel 7:12) - Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.


Depois disso os filisteus nem sequer tentaram atacar novamente Israel.


Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com situações em que colecionamos derrotas, há áreas em nossas vidas que parecem estar condenadas ao fracasso, mas novamente o Senhor nos diz que Ele quer vencer por nós (e já venceu), nos diz que não adianta parecer cristão tendo outras coisas acima dEle, e que pouco importa o que parecemos o importante mesmo é estarmos convertidos com todo o nosso coração. E que assim nos dará livramentos, nos fará vencedores nas mesmas áreas em que fomos derrotados, mas devemos estar dispostos a receber as curas do já passou, e saber receber as vitórias nEle, reconhecer e confiar no Senhor dos Exércitos pois tudo mais ele proverá.


Jesus é a rocha que colocaremos em nossas vidas dizendo: “Até aqui nos ajudou o SENHOR”


Os Israelitas já tinham sua vitória decretada, só faltavam se renderem ao Senhor.




Ebenézer também é tudo isso!

Video do Louvor Jesus Freaks

Aí galera, pra quem perdeu ou quer ver novamente agora tem o vídeo do louvor Jesus Freaks no Street Gospel - Pororoca Guibor, Vale a pena ver de novo!